"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A caminho do norte!


Na quinta-feira acordamos cedo e iamos para Lille, passando por Metz, capital da Lorena, ao norte de stras, e por Luxembourg, aquele principado entre a França, a Bélgica e a Alemanha.

Chegamos em Metz por volta do meio dia para almoçar. Passeamos um pouco pela cidade, calçadas largas, mesinhas de cafés nas praças. Bem típico da região e parecido um pouco com o que tinhamos visto. Exceto que as construções não tinham mais a caracteristica avermelhada dos arenitos da alsácia, aqui a cidade é bege, de pedras beges foram erguidas as grandes construções da cidade.

Fizemos um almoço bem leve e francês, salada e croque madame e vinho branco da casa. Andamos um pouco, mas com pouco tempo e sem muitas informações dali. A ana amou, eu, como diziam eles, não estava nos meus planos amar a cidade, talvez não estivesse mesmo.
Próxima parada Luxembourg. Chegamos ali e foi tudo meio bizarro, não sei se gostei ou não, estava cansada e com calor, eu esperava mais um Palácio de Versailles do que o encontrado. O que vimos foi bem belo, sintuoso, longas construções em meio a um vale, pontes de estruturas altas, torres, meio castelos, não entendi muito bem a idéia do lugar. Estacionamos o carro e andamos um pouco pelo local, eu parei num mirante e desenhei a vista, o vi e a ana, se aventuraram um pouco por ali.

Eu fui presenteada por uma joaninha, que entrou no meu desenho e só foi embora quando eu acabei. Fofinha.

 Jornada foi mais carro que cidade, cansativo. Chegamos em lille bem tarde, quase escurecendo. e nada aberto aos arredores para jantarmos. Mas o hotel é Art Nouveau. A-d-o-r-o! Ah mais uma coisa legal, mas insiginificante, visitei a Bélgica de carro, mas não stoppamos em nenhum ponto.

4 comentários:

  1. Acho divertido isso que voce disse sobre ter visitado a Bélgica sem sair do carro. Nós estamos acostumados com as dimensões continentais do Brasil onde, num passeio de 2.000 kms, apenas saimos de São Paulo para visitar Salvador.
    Certa vez, dirigindo numa autoestrada em Portugal, eu disse que tinha medo de passar a 5ª porque poderia entrar na Espanha sem querer...ou cair no mar.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Voltei.
    Fiquei pensando se na Bélgica as pessoas stoppam em algum lugar ou se elas arrettam em algum lugar...
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Pode-se perceber que no português também há bastante referência francesa.

    Agora entendi de onde vem aquele "arretado" nordestino. Antes achava que era coisa boa, mas o Zé me abriu os olhos para entender que significa, simplesmente, "parado"...

    ResponderExcluir
  4. Hehehe...Zé também é cultura :-))

    E esse bar....mórreu?
    Stoppou forévis, arretou définitivemã??

    Zé Rodrigo

    ResponderExcluir