"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

sexta-feira, 4 de março de 2011

1 mês


Outra terça-feira com aula de historia da arte. Essa é a segunda melhor coisa do curso, depois da aula de gramática, o professor é tão bom, e fala de um jeito que eu consigo compreender bastante. O tema de hoje foi o Perido Lumière e o principal artista Rembrant , mas o que eu gosto das aulas mesmo, é que o prof. é muito preparado (diferente do de cinema), leva apostila da aula pra todos alunos, tipo uns 300, e faz uma apresentação de slides de todas as obras, comenta, faz os alunos questionarem as obras e coloca na apostila em qual museu está cada uma das obras vista em classe, para nós, pós aulas, irmos visitar! C’est Super!
Encontrei a Ana, as 16hs e fomos andando rumo ao um metro, tentar fazer nosso Navigo (foi um saco esse dia que nossos cartões de crédito não queriam funcionar), acabamos entrando na estação de RER Luxembourg e não conseguimos novamente, ai resolvemos ir apé até Saint Michel, que é uma grande estação de metro perto da escola também, fomos caminhado por fora do parque Luxembourg, passamos pelo senado, depois pelo museu, e avistei uma lojinha de restauração de brinquedos, a cara da loja Liliput do filmes dos velhinhos, (como eu imagino pelo menos, fiquei encantada! Então começamos a andar por ruas novas, cada uma com mais charme que a outra, e andamos, andamos e nada do metro chegar, mas a Ana era a guia hoje, ok, enfim demos numa pracinha fófis redonda com uma loja da natura (!) depois avistamos ao longe o Bon Marché! Foi tipo o destino nos guiando, nós estavamos loucas para ir ao Bon Marché, e por acaso acamos lá. Não entramos na loja própriamente, fomos na Epicerie Bon Marché, que é simplesmente o lugar mais incrivel que já vi na vida em termos gastronomicos, a Julia, devia pirar lá!!!
A Ana fez questão de ficar ao meu lado o tempo inteiro pra ver todos os meus prazeres sendo revelados. Quero voltar lá com todo mundo que vier me visitar, e sugerir vários presentes. Vocês vão entender vendoa s fotos que tirei. Modéstia a parte, acho que sou boa fotógrafa de produtos, tá tudo lindo exatamente como na loja.
Também tive uma reflexão sobre fotografia nesse dia, eu tirei fotos de todas as coisas frufrus que gosto, e geralmente em enquadramentos detalhes em que só percebemos parte do todo,  que são imagens que não dizem muito, mas me agradam, pelas cores, formas, brilho, textura, sei lá, adoro tirar fotos de detalhes de portas, arcadas, tetos e chão da seção arquitetônica, por exemplo. Em cada seção do meu interesse fotográfico, as fotografias se revelam todas nesse mesmo estilo plano detalhe, gosto muito das minuscias que só dão pra enchergar bem de perto, coisa de miupe? Pode ser...






Já a Ana, gosta sempre de uma mensagem por trás da fotografia, estavamos numa pracinha minuscula, em frente ao Bon Marché, vendo umas crianças fofas brincarem no play, em seguida viramos e atras de uma árvore um carrossel, tem carrossel a torto e a direito por aqui, qualquer lugar...


enfim, lá fui eu fotografar o carrossel fófis cheio de crianças lindas com roupinhas de inverno, e Ana, sempre crítica com as relações de imigração  – pós tcc sobre esse assunto, surta com o fato de entre os cavalinhos, mickeys e donalds, eis que no centro do brinquedo tem o boneco de um negro, carregando um saco de pedras como uma mula. E começa a fotografar, é algo muito surreal, no meio de um parque, em frente ao supermercado mais caro de Paris, num dos bairros mais caros do mundo, tem um carrossel, cheio de crianças brancas e ricas brincando inocentemente em cima de cavalinhos e imagens da disney enquanto no centro estão recebendo a imagem (mensagem) de um negro escravo,  e as babás todas estrangeiras, sentadas nos bancos de praça ao redor do carrossel. Talvez ninguém nem perceba, mas para nós foi uma imagem chocante.

4 comentários:

  1. se vc soubesse como eu penei quando cheguei aqui até sacar que os lumières eram os iluministas! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. zé tá na mão já...

    é que é dificil...

    ResponderExcluir
  3. Eu certamente ficaria o dia inteiro na La Maison de Poupée.
    :-))

    Quanto ao carrossel com o escravo no meio, é...dá o que pensar.

    ResponderExcluir