"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

sexta-feira, 25 de março de 2011

Zivali


4:40 trocada, pronta e a caminho da gare de l’est. Pegamos um onibus noturno até o Charles de Gaulle. As 10 hs estava em Münich fazendo escala e ao meio dia cheguei em Belgrado!
Uau. Nem estava acreditando que a pouco ia reencontrar a Ana que não via fazia 11 anos. Tinhamos 15 e 16, hoje 25 e 27.
Eu e a Luana chegamos bem, pegamos um taxi com um taxista bizarro que não acreditava que eramos brasileiras, o trajeto de 10 minutos custou 1300 dinars, foda essas moedas que valem muito fico mega confusa. Chegamos em Belleville (bairro da nova belgrado), onde a Ana mora, e lá encontramos um amigo dela que eu não saberei reproduzir o nome. Ele abriu o apê para nós e depois nos levou para o city center, onde a ana trabalha e deu uma descidinha para nos dar um oi e um abraço saudoso!
Foi entranho e incrivel ao mesmo tempo, e foi tão rápido porque logo ela voltou ao trabalho,  ela continua igual, um pouco mais mulher, e com cabelos longos, bem bonita. Eu, segundo ela continuo a mesma sem aparelho.
Fomos dar umas andanças pelo centrinho na rua principal, tirei fotos adoidada, aNInhaaa obrigada por ter insistido em eu trazer a camera. O que mais me impressionou foram as misturas de arquitetura, estilos e gente nas ruas. Eu meio que defini como uma mistura de Rio, São Paulo, Brasilia, Paris, Amsterdã e Campos. A parte antiga da cidade tem uns prédios que poderiam ser encontrado no centro de São Paulo ou do Rio, colunas redondas com pé direiro auto, calçadão meio detonado, gente pelas ruas em bastes e cafés, grafites nos muros. 





Caminhamos até o antigo forte Kalemegdan da cidade que fica no encontro dos dois grandes rios da Sérvia, o Sava e o Dunav. O forte hoje é usado como parque, e estava cheio de casaisinhos namorandinhos, senhores jogando xadrez (tipo umas 15 rodas, o negócio é sério lá), jovens fazendo pique-nique e passeando com cachorros, conheci a stella, uma cachorrinha muito sapeca que não parava quieta com os donos. (lá os cachorros passeiam  sem coleira tranquilamente). Também tem umas quadras de tênis de saibro à disposição com direiro a  treino com o novak djokovic ( mentirinha)
A vista do forte é linda, tentei fazer umas panoramicas, vemos muito verde (no caso galhos porque a primavera ainda não chegou) a ilhazinha de veliko ratno ostrvo, e a cidade nova, mas o mais interessante é que vemos muita floresta e muito horizonte. Em ambos os rios, tem vários barquinhos atracados que durante o dia são cafés ou restôs e a noite viram pubs e dancing clubs.
Voltando ao forte, eis que derrepente vejo a coisa mais incrivel, uma melancia gigante, e chagando mais perto percebo que além de ser uma melancia gigante é um banco!!! Irado!
As 17 hs voltamos para o ponto de encontro combinado com a Ana. E de lá fomos passear pelos locais mais descolados de Beograd. Primeiro caminhamos num local que poderia ser a Bela Vista paulistana revitalizada, cheio de casinhas antigas lindas e algumas começando a virar cafés chiques, mas baratinhos e com gente normal na rua, tudo misturado, nada de tribos.
Andamos por lá, e a Ana queria nos levar num lugar novo, super, que é um desses lugares tendências, é um restô, com loja e design. E de arquitetura supermoderninha. Umas lamadas balãozinho penduradas com fiação e forro aparente, mas de um jeito harmonioso, umas mesas pra casal, mas outras mesonas pra todo mundo sentar junto. Ficamos numa dessas, eu pedi tônica (pra não errar, queria uma limonada, mas não rolava) e alguma coisa x do cardápio que a Ana disse que eu ia amar. E amei, veio o seguinte: 2 espetinhos de uma boa porção de carne delicia, com cebolinha, chalota e pimentão grelhados,  barquinhos de arroz (tipo meia lua) assados fazendo às vezes dos “tacos” e um potinho com um molhinho que é a coisa mais incrivel que já exprimentei, uma coisa de amendoim salgada e molinha. O objetivo era comer tudo junto nos “taquinhos”, nhami ! Depois disso tudo a Ana diz, não come muito porque eu fiz umas reservas num restaurante típico pra gente jantar. (nessa hora fiquei feliz)
Demos uma voltinha no lugar e encontrei Melissas, a Ana nunca tinha visto na vida e se apaixonou, prometi enviar do Brasil, lá custavam 19000 dinars (equivalente a 190 euros) e nossa conta em tres deu 1200 dinar (equivalente a 12 euros) A sérvia é o paraiso!
Voltamos pra casa dela pra Ana descansar, mas ficamos ouvindo música, papeando, contando as lembraças, os causos, ela contou do ex-namorado eu contei do meu atual (só sei falar disso). Ela me contou a história da Sérvia dos útimos 25 anos, comunismo, iuguslávia, ditador, guerra, bombardeio da otan, guerra, enfim paz , separação de sérvia e montenegro, assassinato do melhor primeiro ministro que a sérvia teve. (isso resumindo, mas tenho vários fatos e impressões para contar)
Tivemos uma sessão mulherzinha e nos maquiamos, fizemos a unha e saimos 40 minutos atrasadas, pegamos uma amiga da Ana no caminho a Natascha, sérvia, mas mora em Londres e estava passando o week-end em belgrado visitando os amigos. Esqueci de comentar que a Ana é a pessoa mais popular que conheço, nesse pequeno trecho que andamos, ela encontrou uns 5 amigos na rua do nada, inclusive a própria Natascha, e segundo ela a cidade nem é tão pequena assim. 2 milhões de habitantes.
Ok , Kaoaha Nayo (em letras russas) foi o restaurante que fomos jantar, muito fofinho por dentro,  ao estilo alcabar de buenos aires e do jeito que eu sempre sonhei “a casa do meu avô”. Todo coloridinho e cheio de detalhes nas paredes, objetos, adorei. Sentamos e a Ana e a Natascha pediram tudo eu e a luana só nos olhamos e aceitamos o que viria.
Primeiro vieram umas entradinhas para comer com pãozinho ou com um pãozinho frito (parecido com aqule bolinho judaico), o que mais gostei foi uma coisa tipo manteiga, mas era feita de natas. Comi muito. Ai veio a bandeja cheia de carnes gostosas, e o tal do “girls dreams” uma carne enrolada, recheada desse creme de natas e frito numa farinha, comi com a mão!
Fora essa comilança toda, eu tomava Rakya a doidado. Rakya é uma bebida típica sérva que eu viciei, tipo uma cachaça bem fraquinha e com sabores, exprimentei de Dunya (fruta típica de lá, tipo uma maça amarela) e de mel. Fiquei meio bebinha, mas consciente e pedi pro garçon dois copinhos de Rakya pra beber em casa! E ganhei! Zivali (se pronuncia Givali)
Durante o jantar  a conversa rolou solta foi incrivel, e cheguei a brilhante conclusão nunca antes pensada, mas nós, brasileiros e sérvios falamos a mesma lingua. Juro. Os fonemas são iguais, e temos várias sons que talvez não signifiquem nada, mas parecem. Mas da me, é me dá! Igual!
Fim de noite, fomos pra um bar dançante que vários outros amigos da Ana tavam nos esperando. No carro dançamos “dirty dance”e “laila” foi divertidissimo.
No bar ficamos um pouco, bebi mais um pouquinho. E a ana deu pêtê, então a mina, outra amiga dela, pediu um taxi e voltamos pra casa, exausta.
Dia seguinte acordei ao meio dia, e falei pra luana, putz queria muito comer aquela comida de novo!
E a luana, come, a gente trouxe as sobras, tá na geladeira. Irado, tinha esquecido!

Fim da parte 1

8 comentários:

  1. 1. quem tem 25 e quem 27? você não foi?
    2. é bom mesmo que este seja seu único assunto.
    3. e a luana? curtiu?
    4. quando nos encontrarmos você vai estar uma bolinha? vou avisar com 15 dias de antecedência para você parar de comer... (brincadeira, hein!)
    5. da-me e me dá foi a única coisa que você achou em comum para chegar a essa incrível conclusão?
    6. quero ir pra lá também.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional a arrumada que deram por aqui.
    Dois posts num dia só, isso é o máximo.
    Outro dia, naquele bar lá de Sampa, sabe, o gerente colocou um assunto na mesa e logo depois, sem eira nem beira, colocou outro totalmente novo e diferente do primeiro. Eu, é claro, comentei este fato, e o fiz até de forma poética. Rapaz, o gerente num instante apagou tudo com uma desculpa de que ...nem me lembro, botou a culpa no sistema :-)
    Enfim, a Sérvia deve ser muito rica na sua história, antiga e recente.
    Achei interessante esta cronologia entre voce essa amiga, que no passado tinham 15 e 16 e hoje em dia tem 25 e 27. Deve ser por causa dos ares da Sérvia...
    Welcome back, como diria o Barack :-)

    ResponderExcluir
  3. Gente eu tenho 25! é que os aniversários são em tempo espaço diferentes na sérvia.

    a luana curtiu bastante, eu acho, até bebeu rakya...
    (mas é melhor ela opinar)

    não tem várias outras palavras iguais, é que você precisa beber a rakya pra perceber as sutilezas da lingua.

    próximo verão sérvia e croacia!!!

    ResponderExcluir
  4. Camila,
    Que bom "ouvi-la" novamente, estava preocupado com seu sumiço.

    Beijos e shabat shalom......vai lá no Marais comer um falafel por mim.

    Fischão

    ResponderExcluir
  5. Que falafel nada, isso parece com um acarajé sem recheio...alem do mais coisa frita faz mal.
    Um bom vinho alimenta muito mais o estomago e a alma.
    :-)

    Vizinho da mesa do lado que ouve as conversas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cacá,
    Hoje lembrei de vc e resolvi entrar no blog e ver como andam suas experiencia e vivencias... Estamos com saudades! A partir de hj sou sua seguidora também! Bjos

    ResponderExcluir
  7. Tenho tido pouco tpo pra acompanhar seu blog, mas qdo entro devoro tudo como se fosse um livro... ADORO saber suas news. O Fischão já havia me dito q tava mto legal, principalmente sobre a Belgrado. Tb achei. bjs

    ResponderExcluir