"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Le Voyage


Chegamos a cidade de Dijon, onde encontramos os Danas, às 12h05, num trajeto bem fofinho que fizemos, de costas no trem, ai que tontura...
Passeamos com eles por ali, já estavamos morrendo de saudades uns dos outros, eles nos contaram todos castelos e jardins bonitos que visitaram por ai e eu contei todas minha atividades em paris e a história do “morto do metro”.

Dijon foi vista em uma hora mais ou menos, sua maior economia, peutêtre, seja da mostarda, os danas compraram 2 potinhos de tipos diferentes  para nós, a da ana é mostarda com mel pra fazer o molhinho especialidade dela e a do dan é com ervas e tal. Mas a lojinhas tem mil outros tipos, como com pistache, queijo bleu e nozes, cassis, etc. Se nós nos apaixonarmos por elas, descobrimos que encontramos a mesma lojinha em paris, mas sem as mostardas frescas, pena, porque a que eu mais gostei foi a mostarda dijon em pequenos grãos ainda, nós podemos experimentá-las lá, que é mais leve e suave e vem em lindas embalagens de cerâmica, mas são sem conservantes e não nos valia a pena...
E a arquitetura da cidade, mais relevante são seus telhadinhos com texturas e cores interessantes que formam diferentes geometrias. 






Também tem uma coisa que eu gostei muito. Eles tem uma corujinha como mascote da cidade e umas flechinhas douradas, talhadas no chão, com o desenho da corujinha, indicam caminhos turísticos pela cidade. Nós, para meu desagrado andavamos sempre na contra-mão da corujinha...

Almoçamos por lá e o victor teve sua primeira refeição francesa! Menu por 11 euros. Ele estava incrédulo que comeríamos entrada, prato principal e sobremesa por esse valor, nem que, nós, para economizar só bebíamos água, porque era de graça. Mas no final entendeu que era isso mesmo, entre: fois a gras, plat : steack et frites et  dessert: tarte au cerise! Para minha alegria o minimo francês do victor, serve para ele se virar direitinho, fiquei orgulhosa.

De lá, os danas tinham me preparado uma surpresa, uma visita à fábrica da vaquinha que ri !!!!!!! AAAAAHHHHH !!! Ficava a uma hora de lá. Fomos, passamos por umas cidadezinhas minis, bem charmosas, foi bem gostoso, a fábrica foi meio decepcionante porque chegamos atrasados e só pudermos ir na lojinha, não fizemos a visita, eu não vi nenhum boneco da vaca... mas teve uma coisa legal, tinha uma máquina tipo caça-niquel que você jogava e caia queijinho! Ai, assim, experimentamos uns sabores diferentes de jambon, bleu, tomate...
E compramos mais para fazer lanchinhos!!!

                                    (mico)        


*Para quem não sabe, a vaquinha é vermelha e sorri. Esse ano ela comemora 90 anos e tem embalagens comemorativas com imãs de geladeira que eu estou colecionando! Os queijinhos são tipo polenguinho, mas, mais gosotoso em formato triângulo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vou adivinhar: Tenis verde (ou amarelo) - Aninha, tenis branco - Vitinho que não gostava de beijar o "tio", Tenis escuro - o Dan que eu ainda não conheço e a saci de um pé só é a autora da foto e do blog, voce.
    Right or wrong?
    :-)))

    PS: É mico ou é a vaca que ri?

    ResponderExcluir
  3. putz zé, sinto informar mas você errou todos, acredita?

    o pé verde sou eu, o branco é o dan, o marrom é o victor e a saci é a aninha...

    ResponderExcluir