"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

domingo, 13 de março de 2011

É Carnaval !!!

Sobre o fim de semana passado, foi ótimo na sexta depois da aula voltei pra casa para esperar meu irmão que chegaria a qualquer momento, chegou enquanto eu fazia meu almoço.
Esperamos a Ana e o Dan que chegaram em seguida. O André contou meio por cima todas suas andanças de que amou Berlin e detestou Amsterdã, vai entender...
Resolvemos que queriamos ver a coroa de cristo que é exposta toda primeira sexta-feira do mês na Notre Dame, eram cinco horas saimos correndo pra tentar chegar antes de fechar, chegamos mas a coroa e guardada após uma cerimonias as 15 horas, mês que vem, vamos de novo.
Pós Notre Dame, queriamos ir ao cinema e depois jantar, mas foi tanta confa, que acabamos indo jantar no Hippopatamus do Opera. Hippopatamus é tipo uma rede America, da vida, tem em todo canto com bons preços, boas promoções e comida gostosa com guarnição à volonté. Comemos muito, foi muita batata à volonté...
De lá voltamos pra casa rolando.
Sábado foi nosso dia de faxina, banheiro, aspirador, cozinha... E a tarde eu e a Ana fomos ao Pompidou assistir ao filme do Gondry, L’epine de ma tante, um documentário sobre a tia do Gondry e as escolas no interior da França que ela fundou e ensinou, muito interessante, cheio de enquadramentos meio Coutinho, cortes e montagem deixando um pouco cômico o personagem principal. E cheio de quebras metalinguisticas,  e claro umas loucuras gondrys... gostei muito do filme, quero rever legendado porque foi muito dificil se concentrar no francês e nas imagens, e tem esse tema familiar que é muito Victor...
Depois jantei em casa e fui encontrar a Adélia e as meninas num bar na Bastille, bar de la plage , eu e a Adélia dividimos uma garrafa de vinho, fiquei um pouco alegrinha, ai fomos tentar dançar na cave em baixo, mas não rolou, apesar da música estar bem animada de micheal á madonna, tava meio estranho e não curtimos muito, fomos embora a tempo de pegar o metro.
Domingão Gratis em Paris! Tinha combinado previamente em encontrar minha amiga Daniella, chielena, as 9hs em frente ao louvre, mas tinha chegado mega tarde em casa na noite anterior, queria tomar banho de manhã, meu irmão roncando a noite toda, cheguei um pouco atrasada mas deu pra encarar a fila. 10 minutos pra entrar. Visitamos a parte de pintura francesa do museu, para seguir a cronologia das aulas de história da arte da Sorbonne (já falei que adoro esse professor?) as aulas são muito boas e usamos as orientações do professor para seguir as obras. Foi incrivel, eu era meio preconceituosa com o Louvre, mas gostei bastante, ficamos umas 3 horas por lá, e faltou ver bastante coisa. Mas o que mais gostei foi ter visto em uma das janelas a vista mais linda da viagem. O alinhamento entre os 3 arcos (arco do louvre, do triunfo e da defense) incrivel a simetria e a possibilidade de ver o arco em la defense que fica cerca de 18km de distância de onde eu estava. Queria muito uma maquina fotográfica boa nesse momento.
As 13 horas nós, Daniella, Paulo (seu marido) e eu, encontramos Ana, Dan e André pra fazer outros passeios, resolvemos ir até o L’orangerie, que fica no final do Jardin de Tullerie à frente do Louvre. Fizemos uma caminhada até lá de baixo de um sol gostoso. Amei o museu, bem pequeno, mas num predinho de arquitetura moderna, com entradas de luz pelo teto, janelas e duas salas ovais especialmente projetadas pelo próprio monet para expor duas sérias de ninféias em 360º. Na parte de baixo a coleção de obras de Paul Guillaume, que eu adorei, aluns picassos, alguns matisses incríveis, como estou amando a obra do matisse, meu novo predileto, e descobri uma nova pintora que adorei e nunca tinha ouvido falar, Marie Laurecin, tem uns retratos em tons pasteis, feitos não sei exatamente se com giz pastél ou tinta, mas impressinista também, muito lindo. E também Henri Rousseau, que não conhecia mas me lembra um pouco da pintura mexicana de  Frida e Diego Rivera.
E na lojinha do museu encontrei o livrinho da Linnea, que vou dar de presente pro Victor! Também tinha a bonequinha muito fofa com roupinha de jardineira.
(Nina, Pilar e Linéa, que acha?)
Continuamos a caminhada sem meus amigos chilenos, na beira do Sena, e pegamos essas bicicletas velib, fomos pedalando até a casa do Balzac, e foi bem agradavel, o dia lindo, passamos em frente a torre, e foi bem legal...
Pedalamos na volta e foi um caos devolver as bicicletas perto do Hotel de Ville, tava chegando a parada de carnaval, aquele som de batuque bom, e nós entre as ruas atrás de vagas de bicicleta, o Fischão nos esperando no hotel... caótico fim de dia. Encontramos ele e a Paula no hotel na place monge e fomos em mouftard jantar crepe.
U lá lá.

1. Eu gosto. São bons nomes!

Mas haja fôlego para três filhas meninas.
    Repare uma coisa, conheço várias pessoas que tem três ou quatro filhos homens. Mas mulheres são no máximo duas. Imagino que os pais não querem correr o risco de vir outra...