"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Elementaire...

Hoje finalmente era o primeiro dia, que em tese, iriamos acordar cedo. Não rolou. Eu até acordei pra da tchau pro meu irmão e fechar a porta pra ele, mas quando as oito da manhã ainda tá escuro, o melhor é voltar pra cama.
Só levantei as onze.
E finalmente fomos buscar os resultados na sorbonne, eu e a ana ficamos no elementaire, ficamos um pouco deprimidas, mas é sempre bom começar começando. Ganhamos um livro de leitura e exercicios, e pelo que folheei é bem diferente do que aprendi no Brasil, cheio de textos e exercicios, mas como já disse antes se a gente sentir que nosso nivel tá mais avançado é só comunicar os professores e fazer novo teste.
O bom é que minhas aulas serão na unidade que eu gostaria que fossem, no mesmo prédio dos atelies na rue l’estrapade, bem próximo da Sorbonne. E começam ao meio dia na maioria dos dias. Temos um horário bem variado, tudo depende das conferências que cada um se increver, ainda não escolhi as minhas.
Amanhã será o primeiro dia de aula, estou animada, mas um pouco ressabiada...

Também fomos ao cinema pela primeira vez, assistimos “O Discurso do Rei”. Eu gostei bastante do filme, ele conta a história do Rei George VI, (pai da atual Rainha Elisabeth), e sobre sua dificuldade em falar em público e gaguejar. Ele também se torna rei no começo do nazismo e da segunda guerra, o que também deixa a situação mais nervosa. O melhor do filme na minha opinião, é a relação que ele mantem com seu doutor, algumas cenas hilárias do Colin Firth gaguejando e o outro ator (não lembro o nome) ensinando ele a conseguir falar, impor a voz, bem ironico. Porém, como todo filme inglês sobre rei, tem cenas brilhantes e  partes tediosas, mas tem grandes chances de sair com algum oscar. Me atrapalhei um pouco no inglês gaguejado e nas legendas em francês, mas deu pra me virar bem.
A experiência francesa de ir ao cinema, foi interessantepor outros motivos também. Primeiro que compramos os tickets  do lado de fora do cinema, ai não rola um hallzinho, tipo espaço unibanco, pra você sentar, esperar a sessão começar, só se pode entrar na hora do filme, então tem umas placas no meio da calçada, num poste qualquer no meio da rua, escrito sala 1, ai começa uma fila enorme na calçada, atrapalhando todos os pedestres, atrapalhando a faixa pra quem quer atravessar a rua, uma loucura, ainda bem que não tava muito frio nem chovendo. Uma vez lá dentro, tem um balcão com docinhos, pipocas e tal, ai se forma outra fila porque a mesma senhorinha que recebe os tickets, vende as gostosuras, então você tem que esperar aquele monte de gente entrar...
 A sessão estava cheia para uma quinta-feira às cinco da tarde, claro que na maioria, casais de velhinhos fofinhos! E mesmo essa confusão, eu adorei !
Amanhã queria assistir “Cisne Negro”.

Não escrevi ontem porque não fiz absolutamente nada de novo, ficamos em casa fazendo tarefas domésticas, lendo, jogando joguinho de achar coisas e a noite fomos ver o jogo do Brasil x França, num pub, nada de fantástico. Ainda bem que não conseguimos ingressos para ir no estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário