"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

domingo, 20 de fevereiro de 2011

la bouche rouge


Depois de mais um dia de escola, debaixo do maior frio, fui andando até o Pompidou, para descobrir como era o esquem do festival do Gondry. Para minha surpresa, era bem mais acessível do que eu imaginava, as oficinas de videos serão na galerie sud com oficinas de roteiro, direção, arte e montagem. A idéia é fazer um curta ao estilo “Rebobine, por favor” em 3 horas. Fora isso acontece o Gondry carte blanche ou seja deram carta branca para o Gondry passar os filmes que mais inspiraram sua vida. Fomos assistir ao primeiro deles chamado “Two Friends” neo-zelandes de 1986.
Um filme comum, mas que para os anos 80 deve ter sido bem diferente. Sobre duas amigas adolescentes, que seguem caminhos diferentes a partir de um determinado momento escolar. O interessante do filme é que é de trás pra frente, começa em março de 86 e acaba em outubro de 85, o que no inglês neozelandes e legendas em francês, estava meio confuso para mim, as meninas começam o filme destantes e uma meio punk rock, e terminam amicissímas numa escola católica. E eu não entendia muito bem onde o gondry tinha se inspirado no fime, fora o fashion colors anos 80, penteados e decor, não tinha mais nada, mas bem no final, rola uma piração tipo “paint- brush” em cima de umas cenas das meninas na escola, umas cameras rápidas, uma estética meio video clipe. Mas o que mais me interessou na história foi a relação adolescente entre as meninas e a familia de uma delas, essa coisa de amiga de não desgrudar da outra, mais ao mesmo tempo ser meio folgada com a amiga, trocar pelo namoradinho, ciumes besta, uma coisa meio Ana e Guga, apesar de não ter conhecido elas nessa época, imagino que era assim.

Mas o mais imperdivel da noite foi ter encontrado o Gondry, que apresentou o filme de uma forma bem legal, meio constrangido, meio timido pra falar com o público, mas ao mesmo tempo sutil e engraçadinho, me lembrou o victor em brasilia. E a Audrey Tatou, com seu namoradinho bizarro e um batom vermelho de arrasar, muito fofa, muito francesinha e sorridente bem Amelie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário