"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Rêve de Valentin

 Jour de Valentin! Na madrugada de domingo para segunda tive um sonho muito estranho. Sonhei com minha avó Antonia pela segunda vez, desde que estou aqui. Dessa vez, lembro do sonho quase inteiro, com detalhes e foi bem real, apesar de absurdo. Estavamos lá na casa dela, eu e minha mãe, visitando-a, e minha mãe estava lavando as roupas enquanto eu estava na sala com minha vó, conversando normalmente, eis que ela resolve que tá meio dodoi e quer ir dormir, pede pra eu ajeitar a cama pra ela, eu abro aquele armário vinho, que fica na sala, e abro a primeira gaveta, que é exatamente como ela é de verdade, mas quando eu abro a gaveta é enorme, e lá é a cama da minha avó, eu estendo o lençol, arrumo o travesseiro, ela deita me dá um beijo, fala algumas coisas pra minha mãe na cozinha, e a cubro com o cobertor e fecho a gaveta. Depois lembro de comentar com a minha mãe que a vó estava muito estranha querendo dormir todo dia na gaveta. Bizare! O bom, foi que matei um pouco da saudade da minha avó! Sonhos são realmente incognitos.

Acordei e o dia estava nublado e uma preguiça enorme de acordar  e sair do sonho. Fui para a escola, andei muito até chegar, não sei o que aconteceu, juro, antes para nós as distancias todas eram muito perto, hoje em dia nós achamos tudo longe. Na aula, fizemos uma revisão de verbos no presente, aprendendo os 3 tipos de grupo e suas peculiaridades, foi ótimo, porque uma vez que você já sabe um tempo verbal, quando revisa, em francês, aprende de novo os detalhes da lingua, e não esquece jamais essas particularidades. Gosto muito da minha profa. apesar dela “abusar” ser francesas em certas questões, ela é engraçada, ensina a forma correta e a mais usual de algumas palavras, como por exemplo pisser forma mais usual que uriner.
Pós aulas fiquei passeando pela Blvd Saint Michel entrei numa loja aqui, outra ali e comprei um livro para ler em francês Paris est un fête, do Hemmingway, que já li em português quando vim a Paris com minha mãe em 2008, vou reler e me apaixonar pela cidade mais uma vez.
As 17 horas encontrei a Ana e Dan, estava sem a chave e não dava para voltar pra casa, tive que esperá-los, então resolvemos ir ao cinema, ver “cisne negro”. Puta filme! Nossa fiquei arrepiada em vários momentos, fazia tempo que não via um filmão no cinema, um filme feito pra ver no cinema, depois perde um pouco da graça, engraçado isso, mas as imagens na tela grande tem uma força muito diferente que no dvd, Victor temos que ver mais filmes no cinema, é fundamental.
Escrevo mais sobre o filme depois. Mas, aproveitem que está em cartaz ai no Brasil e vão assistir, além da gostosa da Natalie Portman, o filme tem o foda do Vincent Cassel (que mora aqui em belleville e farei tudo pra cruzá-lo na rua, ai ai).
De volta em casa, estudamos juntos na nossa peitit table. Eu e a Ana, quando acabamos nossa lição, contamos uma para a outra, em francês, o que cada uma aprendeu, estamos no mesmo nivel, mas com profas. diferentes, então é bem legal porque sempre aprendemos mais quando chegamos em casa e trocamos experiências sobre os mesmos assuntos, ou mais peculiaridades sobre um verbo que uma das profas. não comentou. Tem sido ótimo esse momento de estudo em casa. Também mudamos para francês o Les Sims e jogamos um pouquinho para praticar, e é demais, várias palavras que aprendemos na aula e mas não usamos cotidianamente, estão lá, você joga e aprende. Vic, muda o seu também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário