"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

sábado, 5 de março de 2011

Jardin des Plantes

Como o Fischão vai chegar pro fim de semana e se hospedar bem perto da nossa escola, nós hoje, quarta-feira, resolvemos conhecer o quartier pra quando ele chegar.
Passeamos um pouco na rua Cardinal Lemoine, que é onde descemos do metro todo santo dia, e tem uma boulangerie de fachada rosas na esquina com cheiro delicioso. É na Cardinal Lemoine 74, também que morou o Ernestão e a minha querida Hadley entre 1922 e 1923. Lá também termina numa praça com uma fonte, bem agradavel, por onde passa a rue Moufftard, cheia de barzinhos, restaurantes, mercados, quinquillarie e outros. Fomos por entre ruelinhas conhecer o Jardin des Plantes, tipo um Jardim Botânico parisiense. Almoçamos comendo um sanduiche de presunto, com queijo vaquinha , brie e azeitonas que eu mesma preparei antes das aulas, comemos de baixo do grande cedro libanes, depois descobri que é o primeiro cedro plantado na França, estava um tempo bom, um sol quase nos esquentando.
Depois fomos passear pelo jardim, e descobrimos muitas coisas, tem um labirinto de arbustos, um roeseiral incrivel, meu sonho de jardim, cheio de arcos (vi, tipo os que a gente vai plantar framboesa) mas com rosas muito diferentes das que eu já vi, estava sem flor, mas os caules tinhas espinhos gigantes, voltarei lá na primavera.
Em outra parte tem a école des botaniques com muitas espécies de plantas, hortaliças, leguminosas, flores, e caminhos para percorrer. Lá tinham algumas plantinhas já brotando e outras com cuidados muito especiais para enfrentarem o inverno, seguem fotos. Estava cheio de crianças e corvos.









Uma explicação para as crianças é que às quartas-feiras os pequenos não tem aulas depois do almoço e a maioria das mães, em Paris, trabalham 5 dias por semana, então as quartas é dia das babás ou vovós irem passear com as crianças depois de buscá-las na escola. Eu e Ana adoramos olhar as ninas e theos, ou pilar ou  rosa pilar, que passavam por ali, de galochas até! (meu sonho). Hoje até pedi pra uma vovó pra tirar foto de uma criança muito fofa, já tô nesse nivel de cara de pau... ela super deixou e ficou conversando conosco sobre seus lugares preferidos em Paris! Vovó fofa!
Depois o Dan chegou para nos encontrar, e passeamos pela parte do jardin que do zoologico, mas na parte sem pagar, então não vimos muita coisa, só camgurus, que pulam realmente igual cangurus! Bambis, e não deu pra ver, mas tava escrito na plaquinha que tem um baby panda!!!
De lá o Dan quis passear pelos lugares que ele se perdeu enquanto tentava nos encontrar, para nos mostrar. Então fomos, passeamos pela beira do Sena, num museu de esculturas a céu aberto, que chegava no predio Modernoso Futurista do Instituto Arabe. Subimos a Cardinal, compamos nossos primeiros croissants na boulangerie de fachada rosa e voltamos pra casa.

Assistimos Le Petit Nicolas (que a Luana nos passou por pen drive), já que estavamos bem no espirito infantil, sem legendas,  ana escolheu o clotário para ser igual ao filho dela e eu escolhi o nicolas, e o dan não escolheu ninguém...

(a parte que eu passei mal chegando em casa eu não vou contar, o blog é só informativo dos fatos prazerosos da viagem)
 2-3-2011

3 comentários:

  1. na real 4f os pequenos não tem aula AT ALL!!!
    c'est la joie da conta bancaria das baby sitters! :o)

    ResponderExcluir
  2. Vai ter inspeção de sogro?
    Que coisa...depois ele vai contar tudo que viu para o Fixinho.
    :-)))
    :-)))))

    ResponderExcluir
  3. Que coisa, como está empoeirado este bar...
    Parece um outro bar que conheço, lá em São Paulo, que começou cheio de onda com filmes e comentários semanais, mas quase naufraga no final do ano.
    :-)))
    :-))))

    ResponderExcluir