"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

terça-feira, 5 de abril de 2011

Minhocão Verde


A Ju, amiga da ana que passou uns dias aqui conosco já tinha nos avisado sobre uma passarela verde que tinha perto da bastille, nós ficamos de ir visitar, mas ainda não tinhamos conseguido ir. Então o passeio do dia, era esse.
Começamos visitando a livraria inglesa na rue de rivoli que o dan queria ir, eu e a ana ficamos pesquisando sobre a croácia que é onde queriamos passar as férias de pascoa, depois conversando no mesmo dia resovemos que deveriamos conhecer mais o interior da frança, já que estavamos aqui. Vai ser isso então, região de champagne e alsácia e lorena (os danas vão antes para o vale do loire e dijon) eu ficarei aqui esperando o victor chegar!
Estava uma garoinha chata e nós tinhamos combinado de encontrar a Luiza para almoçar um falafel no marais, no fim a Luiza já tinha almoçado e nós fomos comer o falafel, mas domigão aquela fila, acabamos comprando um qualquer e fomos comer na pracinha da casa do victor hugo.
De lá, nos encontramos (com a Luiza) na praça da Bastille e fomos para a passarela que se chama promenade plantée. Como a Ju já tinha nos avisado, a passarela era um antigo caminho de trem elevado que passava no meio da cidade e inclusive de uns prédios, deixando-os com um ar meio cortiço, mas ela foi desativada no inicio do século XX e transformada nessa gostoso passeio. Ela vai da bastilha á periph ( auto estrada que circunda as bordas de paris – tipo nosso rodoanel, mas tipo porque o nosso nem pronto num tá) deve ter uns 8 km imagino. É uma idéia que entra bienal sai bienal sempre tem um projeto desses para o nosso minhocão, eu sempre sou contra porque acho charmoso a decadência da barra funda e amo o filme “elevado 3.5”, mas como eu, imagino que se aqueles moradores do filme que amam o minhocão como é, irão ser a favor de uma repaginação do local...
Nos tiramos várias fotos por lá, ficamos encantadas, eu usei a lomo para fazer umas experimentações, agora só falta revelar o filme (luana, vamos, essa semana?), a luiza ficou toda toda usando a camera nova e ana arrasando nas fotografias, já o dan ficou torcendo pra uma criancinha cair de patins e ele fotografar, e o menininho caiu e ele fotografou.
Andamos um pouco pelo caminho, estava sendo super usado pelos parisienses locais, nós descemos na gare de lyon e fomos procurar um café para nos esquentr o tempo estava meio friozinho ideal para um chocolate quente.
Acabei tomando um café creme e comendo um fondant au chocolat... nhami.
Ficamos por lá batendo um papinho, era véspera de aniversário da Luiza, já de noitinha fomos eu e ela ver um cineminha no mk2 do quai do loire, assistimos “ma parte du gateau” do cedric kaplish. O primeiro filme francês que fui ver no cinema, fiquei meio na dúvida, mas consegui assistir o filme tranquilamente sem legendas, um vocab ou outro de finanças e bolsa que talvez eu não soubesse nem em português. Eu curti o filme, achei bem diferente do que esse diretor já nos apresentou antes, mas faltou um quê, não era um filme tão alternas assim pra acabar como acabou, nem divertido suficiente para me agradar 100%. Gostei muito da atuação da atriz francesa que eu não conhecia e das consequencias que a crise provocou aqui na frança.

27-3-2011
*as fotos foram tiradas em máquina Diana F+ estou aguardando a revelação, depois scaneio e posto

Um comentário:

  1. Você lembra, em Bicicletas de Belleville, que há uma provável referência direta a esse trem? Porque a casa está lá, bonitinha. Quando passa o tempo, vem a modernidade e entorta a casa para passar por ali este minhocão.

    ResponderExcluir