"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

domingo, 24 de abril de 2011

primeira guerra - 17.04.1917


Achei que iria acordar com a perna formigando de dor pós bicicleta, mas não, acordei super descansada.

Fizemos check-out e rumo à estrada. A previsão do dia era passarmos por cidadezinhas fofas até chegarmos em Strasbourg. A primeira parada era verdum, cidade onde ainda se encontram cenas de um front abandonado e tem um museu da primeira guerra. Mas já de cara na estrada encontramos um celebração estranha. Soladados da primeira guerra e enfermeiras, fantasiados, faziam uma pequena homenagem a uma batalha do dia 17 de abril de 1917, hoje, é que ali, na beira da estrada, tinha um memorial. Foi interessante ver umas pessoas emocionadas e essa ceninha, discurdo e tal.

Um cara com um bigode de ilustração de livro, genial nossa primeira parada, apesar do sofrimento todo que foi a guerra. Continuamos um pouco o caminho e paramos novamente num cemitério onde 30 mil soldados que participaram dessa mesma batalha estavam enterrados, uma imagem triste, todas essas cruzes pela estrada. Encontramos mais 2 ou 3 cemitérios desses pelo caminho.







Em verdum, vimos os muros antigos da cidade. Essa região que percorremos, faz parte da lorena, que junto com a alsácia, fazem parte de uma região que sofreu muito, ora pertencendo a França, ora a Alemanha, por vários motivos, estratégicos principalmente. A região tem grandes traços de arquitetura alemã, mas atividades predominantemente francesas, como vinho. E tem dialetos próprios, o alsaciano, uma mistura, alemão, francês e holandes.

Almoçamos por lá, e de sobremesa tomei um café gourmand, o melhor café que já tomei, que acompanha uma bolachinha de canela, um mini bolinho de canela, um mini bolinho de laranja, um macarron de frutas vermelhas, um mini sorvetinho magnum e um potinho de chantilly, fiquei fã do café gourmand. E como não tinha mais muito pra ver ,na cidade, fomos embora logo em seguida.

Continuamos num caminho lindo passando por vilinhas fofas, sempre com jardins bem cuidados. O tempo também voltou a melhorar e já estou até vermelhinha de sol.
Uma coisa bem interessante é que dirigimos sempre por estradinhas vicinais, não pedágiadas e uma coisa que descobri é que nas entradas das cidades pequenas sempre tem um radar para você diminuir a velocidade, mas os radares são especiais, tem uma carinha smile, então quando você vem numa velocidade superior a permitida a carinha smile fica triste : ( ai conforme você vai diminuindo a velocidade a carinha smile fica feliz : ) – não consegui fotografar nenhuma carinha até agora .... : (

A próxima parada foi Saverne, onde queriamos visitar o Château Haut-Barr. Um castelo construido incrustado numa pedra de arenito, de tom avermelhado, característica da região. Esse castelo fica no alto de uma colina, e parece mais um forte, ou foi meio que transformado nisso na época da guerra. E lá de cima percebemos como ele e a região são estratégicos, lá do alto consegue-se ter uma visão 360º muito ampla do seu entorno, (em dias de céu limpo é possível enchergar os apes- diz nosso guia) e avistar além da fronteira com a alemanha, quem possuísse esse ponto, poderia se posicionar muito bem, para uma batalha, vendo de longe a chegada de tropas. Incrível como esse tipo de lugar, e valor histórico que carregam, fazem-nos pensar esse tipo de coisa. “Posicionamento estratégico”.
A noitinha chegamos em strasbourg, num hotel lindo ****. Terminamos a noite por aqui mesmo. Colocando os blogs em dia.




 17.04.2011

2 comentários:

  1. Camila,

    Esta foto de vocês quatro juntos está ótima, fiquei com saudades de vocês mas, feliz porque vocês estão aproveitando e curtindo. Seu blog também está ótimo.

    Beijos a todos,

    Fisch pai

    ResponderExcluir
  2. Uáu, quantas fotos!
    Destas todas a foto que eu gostei mais é a de voces duas pulando naquela passarela. Adorei!
    Fiquei curioso com aquela pessoa que tem um nevoeiro na cara, numa foto lá de cima onde a Aninha aparece atrás. O que é aquilo?
    :-))
    A foto do cemitério me é muito simpatica também.

    E o tal radar sorridente...se ele me conhecesse faria cara de susto :-))))

    ResponderExcluir