"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estou apaixonada!


Walking Free Tour !
Esse é um conceito muito interessante que só conheci hoje, mas parece que exite há algum tempo em várias cidades da Europa. São na maioria, guias jovens, que moram na cidade e fazem um tour bem interessante pelos pontos turisticos da cidade e cada um paga o que quiser ou puder ao fim do passeio.

Hoje fizemos um desses tours, durou quase 5 horas, e foi incrivel. Primeiro porque passamos por lugares que eu ainda não conhecia de Paris, segundo porque nosso guia, o Halley, foi muito simpático e contou curiosidades e fatos históricos da cidade. O tour começou na fonte Saint-Michel e fomos andando beirando o Sena, atravessando quase em “zig zag” por todas as pontes, e foi assim que eu descobri porque Paris é a cidade do amor.
Desde que li “Paris é uma festa” já estava apaixonada pela paixão do Hemingway pela cidade, pelo seu trabalho, pelo seu cotidiano, suas histórias e principalmente por sua relação de amor tão intensa com sua primeira esposa. Mas ainda não tinha vivenciado essas experiências fora do campo onírico e idealizado que fazia de Paris enquanto lia. E hoje descobri, estou apaixonada por Paris.

Não há nada mais gostoso do que passear pelo rio no fim da tarde, com raios de sol por entre os prédinhos iluminando as águas (ao som imaginário da julie delphy cantando qualquer coisa em francês). E as casas-barcos aportadas beirando todo o entorno do Sena, estou fascinada. Meu novo sonho é morar com o Victor daqui uns 30 anos num desses barquinhos, com jardim e hortinha, por esses rios e canais e ficar lendo e cozinhando, enquanto o Victor escreve e pinta...





E a ponte do amor? nem conhecia sua existência ainda. É lá que casais apaixonados do mundo inteiro, trancam seu amor em cadiados com seus nomes escritos e depois jogam a chave no Rio... isso tudo porque algo romantico aconteceu lá, na pont d’amour ou pont des arts que liga a academia de letras ao louvre. É aqui que a gente vai se casar!
No decorrer da caminhada também descobri vários outros pontos interessantes, adorei a pont neuf  que tem várias cabeças e foi construida após alguma festa de algum Louis ou Henrique e retrata todos os convidados. Quero voltar lá pra desenhar esses rostos bizarros.

E o ápice do caminho, foi ao final  descobrir por entre os prédios a Sacre-Coeur, ao longe, linda, majestosa, branca, e ficar lá admirando, ai quando você acha que já mereceu o suficiente da paisagem, o céu se abre e por entre as nuvens um feixo de luz cai simplesmente em cima dela, e parece uma pintura divina protegendo a cidade. Ahhhhh
Ai parei de prestar um pouco de atenção, o guia falava em inglês e tava meio foda de entender, fiquei andando e pensando na morte da bezerra, olhando pro céu, pros barcos, pras pessoas...



No fim do dia fomos para um bistro com algumas pessoas do tour, conhecemos um casal de mexicanos, ela estava morando em viena e estuda canto, ele mora nos estates, planejam conhecer o Brasil em 2014, e um casal de hungaros de Budapeste, ele não entende porque nós brasileros, estamos aqui em Paris estudando francês, ela é dançarina de patinação no gelo e está em cartaz com um Holiday on Ice na cidade. Fiquei encantada, sempre quis ser dançarina de patins no gelo! Como tem gente mais interessante que a gente no mundo!


*Fato curioso do dia, não é que nosso guia Halley é do Canada, exatamente de Alberta. Será ele a coisa estranha que vive debaixo da nossa geladeira?
 

6 comentários:

  1. 1. Julie Delpy
    Descobre se ela mora na cidade e vai visitá-la!

    ResponderExcluir
  2. 3. "É aqui que a gente vai se casar!"
    A gente quem, o cara pálida?!


    obs. "morte da bezerra" é muito uma expressão da zona norte.

    ResponderExcluir
  3. é um casamento simbolico ué a gente vai colocar um cadeado do nosso amor!

    ResponderExcluir
  4. Hehehe...
    Cai da cadeira de tanto rir do 3.
    :-)))))

    ResponderExcluir
  5. Estou adorando ler tuuuuuuuuuuuudo...também vou colocar um cadeado nessa grade....Saudades bjks.

    ResponderExcluir