"La Corneille Noire, é onde eu conto minha vidinha pacata de andanças, estudos, passeios e prazeres por Paris."

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O inferno são os outros


Hoje meu post será enorme, o dia ontem foi bem cheio de surpresas. E será divido em 3 atos.

Comecei o dia meio chorando com a Ana, estava meio deprimida, sentindo que estou sobrando, que estou sozinha, que não vale a pena viver aqui sem o Victor, sem minha familia, e que sou mimada porque não quero mais dormir na sala enquanto a Alberta ainda estiver por lá. Chorei a noite inteira, queria voltar e não contar pra ninguém, depois meu lado judaico refletiu, resolvi ficar, e tinha tomado a decisão de ir para um hotel cinco estrelas e ser servida, meu lado maria antonieta decidido. De manhã a Ana foi bem compreensiva e disse que sem problemas, dormiria na sala com o Dan enquanto “o caso” não fosse resolvido, mas nada de hotel.
Assim fui pra escola mais animadinha, o convivio na escola será bem interessante. Hoje foi o nosso primeiro dia de aula, o dan entra as 10, eu ao meio dia, a ana as 14. Então não foi muito estressante acordar e me preparar para ir, mas como é de lei, cheguei uns dois minutos atrasada e a prof. já tinha fechado a porta, ai, ai, ai, isso porque, apesar de já ter ido lá umas 5 vezes, me perdi completamente na saida do metro e não conseguia achar a escola. Minha classe tem em média 15 alunos, 1 japonesa, 1 coreana, 1 chinesa, 2 meninas do quiziquistão, 8 americanos, 1 austriaca e eu. A aula foi hilária, desde tentativas de entender “mse d lu” em francês com sotaque japones (que significa, claro, museu do louvre) até a prof. não se aguentar de rir falando “quirziquistão” em francês, eu, obvio, até agora, não sei pronunciar nem o nome do país, nem o nome das meninas. Apesar de achar que várias pessoas tem nivel bem inferior  ao meu, eu acho que até estou no mesmo nivel que curso se propõe. E vai ser bem puxado, com provas de grammaire toda quinta, e provas de compreensão oral e compreensão écrit uma semana sim outra não. E já no fim da aula, a prof. passou um ditato para avaliar nosso nivel, ela disse que era bem dificil, que quem não conseguisse, tudo bem, mas juro, pra mim foi hiper fácil, eu sou boa de compreensão oral, e também acho que escrevi tudo direitinho, na medida do possível. Vamos ver como me sai segunda-feira. Apesar de ter gostado da aula e da turma, não vi ali nenhuma possibilidade de amizade. As orientais vão se juntar, as “Quiziquis” já são amigas , os americaines vão virar um grupinho, são todos jovens universitários ricos dos estates, incluindo a austriaca que é meio cidadã americana, não entendi direiro, ela é austro-americana-russa= X.

Pós classe, eu tinha que fazer meu exame de fonética, na outra escola (onde o Dan estuda). Como hoje o dia estava lindo em Paris, esqueci de mencionar no começo, hoje foi o dia mais lindo que já vivi por aqui, resolvi caminhar até a Bvl Raspail. Liguei para a minha mãe para contar as noticias, chorei mais um pouco, pedi pra ela vir pra ca me visitar, conversamos mais e depois deu tudo certo.
Percorri novas ruazinhas e estava um sol, uma delicia, cheguei no parque luxembourg, meu lugar preferido, precisava de reanimo, e estava abarrotado de gente, como os franceses sabem viver bem ! Sexta-feira, 14 horas e o parque cheio. Avô com netos, crianças e adolescentes à toa, as cadeirinhas que ficam espalhadas pelo parque estavam todas ocupadas, fiquei por ali admirando um pouco. O lago, que não é lago é fonte, ao longo da minha estadia já vi congelado, descongelado e cheio de patos, hoje estava vazio. Em manutenção.
Caminhei por mais outras ruas nunca antes percorridas, uma só com lojinhas de roupas infantis fófis. Outra, com uma escola pública linda, mas um pouco decadente, e no muro um grafite “L’enfers, c’est les autres”, me lembrei do “tudo que é solido...”, das confusões e reflexões da Thereza, acho que estou meio Thereza esses dias, meio adolescente que vai da depressão a alegria em minutos.
Enfim, cheguei na outra escola me inscrevi no curso de fonética, que será das 15:30 as 16:30, achei ótimo, terei todo dia uma hora e meia pra ficar no parque entre a aulas :)
De lá me encontrei com a Ana, passeamos por algumas boutiques, mas não compramos nada, depois ela voltou pra casa e eu continuei caminhando, tava um dia muito lindo e sem frio. 
 Continuando meu caminho sozinha, fui para o segundo lugar que mais gosto de Paris, O Pompidou, hoje finalmente consegui entrar, fui ver qual era a programação, eles estão com uma exposição especial do Mondrian, talvez eu vá, mas o mais interessante é que descobri por acaso, que vai começar uma retrospectiva do Michel Gondry, e que ele, em pessoa, vai dar um workshop do tipo, faça seu curta com Gondry! AHHHH dia 16 estarei lá na hora que abre para fazer minha inscrição. Fiquei tão feliz, que até liguei pro Victor pra contar, e foi ótimo ouvir a voz dele. Me senti bem. Ele ficou todo preocupado por estar ligando, acho que era alguma mer**. É chato ser sempre o Pedro...

As 18:30 a Luana, amiga da Mimi, combinou de me encontrar perto do canal St. Martin para jantar e conversar, lá fui eu. Chegando lá nos encontramos e não dá 5 minutos, a Dani Saba, cruza na nossa frente. Como o mundo é pequeno. Foi aquela comoção AHHHH... muito engraçado, principalmente porque a Luana e a Dani são mega amigas aqui, foi ótimo um pequeno encontrinho, a Dani estava indo assistir “Cisne Negro”, e nós fomos jantar. Ali perto do canal tem um cineminha mega fofo, alias dois, um na frente do outro com o canal ao meio, ai se você quer ir no outro cinema, pega um barquinho e atravessa o canal, très Paris. Fomos num restaurante pas chèr. Conversei horas com a Luana, como se fossemos velhas amigas de infância, foi uma delicia, Luana e Mimi obrigada! Foi um papo tão gostos sobre tudo, familia, viagens, fotografia, paris, músicas, causos, Vincent Cassel... E ainda por cima jantei gostoso pela primeira vez, uma refeição completa, saladinha, frango com molho branco de queijo e risoto de cogumelos e brie e já que era pra aproveitar mesmo, dividimos uma sobremesa crème brulée avec framboise... hummmmm! La vie est jolie!

4 comentários:

  1. Hummmmmmm...gostei do menu...este creme brulé com framboesas devia estar sensacional...hehehe. Parabéns pelo blog. Mto legal mesmo!!!! Espero estar presente ao seu casamento com o Victus aí na ponte dos cadeados...

    ResponderExcluir
  2. Camels, use seu lado meio oriental, puxe um pouco mais os olhos e fique amiga desses orientais, especialmente as quirziquistanesas...

    ResponderExcluir
  3. Devoir manger crème brullé a tout l'heure!!!!!

    ResponderExcluir